Nomeações

Nomeações para o Ano Pastoral 2020-2021

DOM MANUEL III, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA, DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DOS PORTUGUESES NO CAMPO DE MARTE, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA, PATRIARCA DE LISBOA.

Aos que este Decreto virem, saúde e bênção

NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2020-2021

O Bispo, princípio visível de unidade na sua Igreja, é chamado a edificar incessantemente a Igreja particular na comunhão de todos os seus membros, e destes com a Igreja universal, vigiando para que os diversos dons e ministérios contribuam para a comum edificação dos crentes e para a difusão do Evangelho (ApS, 8), até que todos tenham alcançado a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, o estado de Homem Perfeito, a medida da estatura, da plenitude de Cristo (Ef. 4, 13). Deve fazê-lo com amor de pai, do povo santo de Deus, juntamente com os presbíteros, colaboradores do Bispo no seu ministério, e com os diáconos (Pastor Gregis, 7).
Assim, para que os fiéis cresçam na santidade pela celebração dos sacramentos e vivam o mistério pascal (cf. cân. 387), HAVEMOS POR BEM NOMEAR:

| PÁROCOS |

P. Alberto de Oliveira Silva (Comboniano), Pároco de Nossa Senhora da Encarnação da Apelação e de São Tiago de Camarate, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Alfredo Francisco Cardoso Plácido, Pároco de Nossa Senhora da Piedade de São Quintino e do Salvador do Mundo do Sobral de Monte Agraço, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* P. Bartolomeu dos Mártires Furtado de Mendonça Teixeira da Mota, Pároco de Santa Engrácia e de São Francisco de Assis, na cidade de Lisboa.

* P. José Miguel Lourenço Ramos, Pároco de São Brás, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* P. José Samir Quisoboni Benavides, Pároco de Nossa Senhora da Visitação de Alvorninha e de Nossa Senhora da Piedade de Vidais, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* P. Juan Eduardo de Sousa Freitas (moderador) e P. Manuel Ferreira Mendes(Salesianos), Párocos “in solidum” de São Vicente de Alcabideche, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Lúcio Lopes dos Santos, Pároco de Nossa Senhora da Purificação de Alguber, de Nossa Senhora da Conceição de Figueiros e do Divino Espírito Santo do Painho, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* P. Manuel André José Charumbo, Pároco de Santo António dos Campelos e de Nossa Senhora Rainha do Mundo do Outeiro da Cabeça, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* P. Miguel Romão Rodrigues, Pároco de Nossa Senhora de Fátima, Parede.

* P. Paolo Ciampoli, Pároco de Santa Susana do Maxial, do Divino Espírito Santo do Monte Redondo e de Nossa Senhora da Ajuda e São Lourenço do Ramalhal, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* P. Paulo Pereira Araújo (Diocese de Coimbra), Pároco de Nossa Senhora dos Anjos e de São Jorge de Arroios, na cidade de Lisboa.

* P. Pedro Miguel Roquete Tavares, Pároco de São Domingos do Reguengo Grande, sendo dispensado dos ofícios de Vigário Paroquial do Bombarral e de Vale Covo.

* P. Quintino Lourenço da Silva, Pároco de Nossa Senhora da Purificação da Sapataria.

| VIGÁRIOS PAROQUIAIS |

* P. Artur Luís Delgado Farinha Alves, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, de Santa Bárbara da Marquiteira e de Nossa Senhora da Saúde e São Sebastião da Marteleira.

* P. Eduardo Alfredo Abril López, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação da Benedita, de São Tiago de Évora de Alcobaça e de Nossa Senhora da Conceição de Turquel.

* P. Gonzalo Girón Palácios, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Penha de França, de Santa Engrácia e de São Francisco de Assis, na Cidade de Lisboa.

* P. João Alberto Simão Amaral Vergamota, Vigário Paroquial de São Pedro de Alverca, de São Marcos do Calhandriz e do Divino Espírito Santo do Sobralinho.

* P. Mendo Saraiva de Refóios Paes de Ataíde, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Assunção e Ressurreição de Cristo de Cascais.

* P. Tomás de Albuquerque Emiliano Castel-Branco, Vigário Paroquial de Nossa Senhora do Rosário de Aveiras de Baixo e de Nossa Senhora da Purificação de Aveiras de Cima.

| CÚRIA DIOCESANA |

* P. Pedro Miguel Franco LourençoDiretor do Departamento da Liturgia

| DIÁCONOS |

* Diác. Rui António Lauer de Mesquita, Colaborador do Pároco de São Romão de Carnaxide e do Sector da Pastoral da Saúde.

Dispensamos de ofícios:

* O P. Fernando Antunes de Cima, de Pároco de São Brás.

* O P. Octávio Gil Morgadinho, de Pároco na Parede.

* O P. Pedro Manuel Quintas Franco Nunes Pedro, de Pároco dos Anjos e de Arroios.

* O P. Pedro Nuno Lousão Monteiro, de Pároco de Santa Engrácia e de São Francisco de Assis, na cidade de Lisboa.

* O P. Ricardo Miguel Sousa Franco, de Pároco de Campelos e de Administrador Paroquial do Outeiro da Cabeça.

* O P. Rui Manuel Matos Cantarilho, de Administrador Paroquial de São Quintino e do Sobral de Monte Agraço.

Lisboa, na Cúria Patriarcal, aos 6 de Julho de 2020.