Conferência Vicentina Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos

25º Aniversário da Conferência Vicentina da Paróquia

Terça feira, dia 21 de março, celebramos na Paróquia, na Missa das 19h00, o 25º Aniversário da Conferência Vicentina Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.
A Presidente da Conferência, Fátima Sampaio, dirigiu-se à Assembleia de Fieis e, em breves palavras, deu a conhecer a Conferência Vicentina, o propósito dos seus membros e a atividade sócio caritativa que desenvolve junto dos mais necessitados. Convocou à participação de todos porque “todos somos poucos”.  Seguiu-se depois um momento de convívio.


Dia Mundial dos Pobres

No próximo dia 13 de novembro celebramos pela sexta vez o Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco.

Pensando nos mais desfavorecidos da nossa paróquia, a Conferência Vicentina Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos e o Centro Comunitário Paroquial da Ramada, unem-se na recolha de alimentos não perecíveis a distribuir pelos mais necessitados.

Apelando à solidariedade de todos neste tempo tão desfavorável, pedimos que colaborem com esta iniciativa entregando durante a próxima semana os seguintes alimentos: leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno-almoço.

Como diz o Papa Francisco na sua mensagem a propósito deste dia, vamos pôr em prática a fé através dum envolvimento direto, aproximando-nos de Jesus Cristo que se fez pobre por nós.

Dia-Mundial-dos-Pobres


Conferência Vicentina Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, da Ramada

Vicentinos

As Conferências Vicentinas fazem parte da Sociedade São Vicente de Paulo, fundada pelo Beato Frederico Ozanan com a inspiração de S. Vicente de Paulo, criador de várias obras de caridade.

A Conferência Vicentina Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, da Ramada, existe desde 1998.

Ajuda cerca de 90 famílias num total de mais de 230 pessoas.

Serve os que precisam de auxílio, tanto material como espiritual, independentemente da sua religião, opinião, cor ou origem. Os seus membros fazem visitas e entregam pessoalmente alguns cabazes nas casas dos utentes que não podem comparecer à entrega dos mesmos na sede. Presta serviços de acompanhamento a consultas médicas. Em casos excecionais paga rendas de casa, água, eletricidade e medicamentos. Distribui alimentos, roupas e produtos de higiene.

Os alimentos são distribuídos uma vez por mês. Alguns são provenientes do Banco Alimentar Contra a Fome, outros são adquiridos pela Conferência com o dinheiro resultante dos peditórios mensais à saída das Eucaristias do segundo domingo de cada mês e com o contributo proveniente de subscritores.

Os seus membros reúnem-se uma vez por mês no segundo sábado, exceto em agosto.

O atendimento de quem precisa de ajuda e vem pela primeira vez é no último sábado de cada mês, das 15h às 18h na igreja da Ramada (entrada pela garagem).