Regresso à Eucaristia

Agora que podemos retomar as celebrações comunitárias, como devo participar numa missa dominical?

1. Se estiver doente ou com sintomas anormais, ou se estiver mais vulnerável a doenças, não devo ir.
  2. Para garantir que há lugares disponíveis na igreja, devo inscrever-me no cartório paroquial, na semana que antecede o Domingo (ou Sábado) em causa.
  3. Lavar bem as mãos ao sair de casa e levar uma máscara para usar correctamente todo o tempo em que estiver na igreja, excepto na Comunhão.
  4. Chegar à igreja com aproximadamente 30m de antecedência.
  5. Guardar sempre 2m de distância para outras pessoas com quem não coabito.
  6. Desinfectar as mãos à entrada e aguardar que uma pessoa da Equipa de Acolhimento me leve ao meu lugar. Se for com outras pessoas que habitam na mesma casa, devemos entrar todas juntas.
  7. Evitar ajoelhar nos genuflexórios, e reduzir o contacto com quaisquer superfícies.
  8. O habitual peditório da missa é feito no final, à medida que cada pessoa for saindo da igreja.
  9. Não sair do mesmo local durante a Eucaristia. Na Comunhão, um ministro irá junto de cada fiel, com mãos desinfectadas, guardando distâncias e com máscara.
  10. No final da missa, esperar pela indicação da Equipa de Acolhimento para sair por uma porta exclusiva para a saída.